Sumerbol Supermercados

  Alimentos probióticos  

O que são?



O termo probiótico deriva do grego e significa ”pro-vida”. Foi definido como um suplemento alimentar, rico em micro-organismos vivos, que atua de forma benéfica, através da melhoria do balanço microbiano intestinal. Os micro-organismos probióticos mais comuns são os Lactobacillus e bifidobacterium.

Alguns exemplos de alimentos probióticos são o queijo, coalhada, ricota, chucrute, kim chee, gengibre em conserva, beterraba fermentada, missô, Kefir e Kombucha; eles também podem ser encontrados em cápsulas ou sachês vendidos em farmácias.

Como micro-organismos, os probióticos normalmente são sensíveis e têm pouco tempo de vida, por isso, devem ser mantidos refrigerados. Ao serem ingeridos, integrados aos alimentos, vão para o intestino e ali se unem à flora já existente, sem se fixarem, auxiliando no trabalho de absorção dos nutrientes e além disso, exercem as seguintes funções no organismo:

- Previnem e tratam os distúrbios de intestino preso, prisão de ventre, constipação, cistite, infecção urinária, inflamação intestinal, entre outros problemas que podem ser desenvolvidos no intestino e órgãos próximos.

- Aumentam de modo significativo o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, uma vez que ocorre maior produção e absorção de vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais ao sistema imune e neurotransmissor;

- Aumentam a absorção e fixação de cálcio e ferro, além de outros minerais;

- Fortalecem o sistema imunológico por meio de maior produção de células protetoras;

- Têm efeito funcional benéfico no organismo, equilibrando a flora intestinal, atuando na capacidade do organismo se desintoxicar de excessos e venenos;

- Possuem uma particular importância para os indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão da lactose.

Não faltam bons motivos para o consumo de alimentos probióticos, mas seu consumo deve ser associado a hábitos de vida saudáveis. Converse com seu nutricionista ou médico antes de fazer qualquer alteração na sua alimentação. Siga uma dieta equilibrada e pratique exercícios físicos regularmente.