Sumerbol Supermercados

  5 alimentos ricos em gorduras boas  

O consumo ajuda na prevenção de doenças



Há um ditado popular que diz que nem tudo é o que parece. Ao ouvirmos a termo gordura, certamente a associamos a algo ruim e desagradável. Mas ela não é bem assim. Pois sabia que a gordura é um nutriente essencial para o nosso corpo, visto que funciona como uma reserva de energia e previne doenças.

Essencialmente, há três grupos de gorduras que consumimos no nosso dia-a-dia: as saturadas, as insaturadas e trans. E para cada grupo existe vários outros tipos de subdivisão. As gorduras insaturadas que incluem os ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados. Ambos, gordura mono e poli-insaturadas, quando consumidas com moderação e usadas para substituir as gorduras saturadas ou trans, podem ajudar a reduzir níveis de colesterol e reduzir o risco de doença cardíaca. Pois as gorduras consideradas boas contem componentes nutricionais importantes, como minerais, ferro e proteínas.

As gorduras boas são encontradas principalmente em grãos, sementes, lácteos e carnes. Abaixo alguns alimentos comuns no nosso dia-a-dia e que são excelentes fontes de gorduras boas:

Abacate: É um dos alimentos mais ricos em gordura boa. A quantidade ideal de ingestão é de até meia fruta por dia.

Azeite de oliva: Uma colher de sopa possui cerca de 10 gramas de gorduras boas. Por ser calórico, deve ser consumido com prudência.

Amêndoas: Ricas em gordura mono e poli-insaturada. Só é preciso ter atenção em relação às calorias, pois o teor calórico pois é alto, e precisa ser consumido com moderação.

Castanha do pará: Apesar de elevado teor calórico, é rica em proteína. Uma unidade por dia ajuda na prevenção do câncer e a retarda o envelhecimento das nossas células

Peixes: Atum, sardinha, salmão têm a famosa gordura ômega 3. Ela auxilia no combate ao estresse, ajuda na concentração, controla os níveis de triglicérides e colesterol e melhora a saúde do coração. O consumo ideal é de duas a três porções por semana.

Mas lembre-se que apesar de serem consideradas gorduras boas, todo alimento deve ser consumido de acordo com uma dieta nutricional balanceada, e até mesmo os alimentos saudáveis se consumidos de forma exagerada pode fazer mal e ter efeito reverso.